FNA inicia 2022 com foco nas eleições

Após um intenso ano de atividades e discussões a respeito do direito à cidade e ao mercado de trabalho em arquitetura e urbanismo, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) inicia 2022 com foco nas eleições nacional e estaduais que ocorrem em outubro. De acordo com a presidente da entidade, Eleonora Mascia, “vamos viver
The post FNA inicia 2022 com foco nas eleições appeared first on FNA.Read More

Após um intenso ano de atividades e discussões a respeito do direito à cidade e ao mercado de trabalho em arquitetura e urbanismo, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) inicia 2022 com foco nas eleições nacional e estaduais que ocorrem em outubro. De acordo com a presidente da entidade, Eleonora Mascia, “vamos viver um ano de extrema importância para o futuro do país e queremos colocar a FNA e os sindicatos como parte dessas mudanças”. O objetivo é trazer pautas e discussões a respeito das bandeiras já defendidas pela Federação e articular com arquitetos e arquitetas sobre a importância de uma participação política da categoria.

“O primeiro encontro da diretoria executiva está marcado para 4 e 5 de fevereiro, em Brasília. Vamos discutir os próximos passos e como poderemos participar lado a lado desse processo eleitoral”, destaca Eleonora. A ideia é aproximar os profissionais de candidaturas que conversem com as pautas da categoria. O vice-presidente da FNA, Ormy Hütner Jr, destaca que boa parte dos profissionais ainda se mantém distantes das discussões políticas. “Precisamos ter arquitetos e arquitetas nas Câmaras de Vereadores, no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas. Pensar as cidades é emergencial e termos mais candidatos ligados à categoria e às nossas bandeiras é essencial”.

O ano de 2021 foi marcado por inúmeras participações da Federação em pautas políticas, como audiências públicas, projetos de lei e ao lado de entidades, lutando pelo direito à moradia. O fortalecimento sindical também está na pauta de 2022, que pretende ser um ano de atividades e oficinas para preparar os dirigentes e conscientizar as entidades a respeito do seu papel enquanto defensoras da classe.

As atividades de 2021

Mesmo com a perduração da pandemia e a impossibilidade dos encontros presenciais, a FNA seguiu com uma intensa agenda de debates, encontros e discussões virtuais ao longo de 2021. O ano, que foi marcado pela presença da entidade durante o 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIARio2021, reuniu nomes de peso para discutir o futuro das cidades, a importância e ampliação da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e o mercado de trabalho da arquitetura e urbanismo. O evento, realizado entre os meses de março e julho, reuniu mais de 85 mil pessoas de 190 países e possibilitou a expansão do trabalho da FNA para um maior número de profissionais.

De acordo com o ex-presidente da Federação e mediador de uma das mesas sobre a ATHIS, Jeferson Salazar, o Congresso possibilitou uma vasta troca de conhecimentos. “Trouxemos o Movimento dos Trabalhadores em Arquitetura (MTA), de Portugal, e a experiência de arquitetos e arquitetas atuando em diferentes partes do Brasil para a mesa de debate. Foi um momento importante para mostrar que vivemos realidades parecidas e podemos aprender com a experiência dos demais colegas”, afirma. O desenvolvimento do UIARio2021 contou ainda com a parceria das entidades que compõem o Colegiado de Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU).

A produção de 15 curta-metragens também se destacou durante o Congresso. As produções divulgaram o trabalho e a atuação de estudantes e profissionais que participaram de ações junto a movimentos sociais com foco em cidades inclusivas, democráticas e com espaços de maior qualidade. A iniciativa, intitulada ArquiCine, foi uma parceria entre a FNA, a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA) e o Câmera Causa, de Porto Alegre (RS).

Além das atividades junto ao Congresso Nacional e campanhas pelo direito à cidade, a FNA encerrou o ano com o 45º ENSA, que teve como tema “Arquitetura é Trabalho. Piso Salarial é Direito”. O Encontro, realizado de forma virtual pelo segundo ano consecutivo, trouxe uma semana de atividades e conversas entre a Federação, os sindicatos filiados e arquitetos e arquitetas. Para a secretária de Educação, Cultura e Comunicação Sindical da FNA, Fernanda Lanzarin, o evento destacou temas importantes e reconheceu o trabalho de diversos profissionais. “Além dos debates promovidos a respeito do mercado de trabalho e da importância do fortalecimento da categoria, o 45º ENSA ainda trouxe reconhecimento a profissionais e projetos ligados ao direito a cidade”. O Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e o Prêmio FNA 2021 foram entregues para a arquiteta e urbanista Regina Bienenstein e aos projetos Despejo Zero, Pastoral do Povo de Rua e ZEIS Tororó Resiste, de Salvador (BA).

Todos os conteúdos e produções realizados em 2021 estão disponíveis no canal do YouTube da FNA.

The post FNA inicia 2022 com foco nas eleições appeared first on FNA.

FNA

Publicado em
Categorizado como Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *